Brasília – Novembro de 1958

Escrito por Brasília Poética em . Postado em O dia-a-dia da Construção Sem Comentários

 

BRASÍLIA – NOVEMBRO DE 1958

 

 

 

 

07
Cadetes do Ar – Neste dia, esteve em visita a Brasília, uma caravana de professores e oficiais da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, de Barbacena, chefiada pelo Major Aviador Otávio Augusto Pereira de Souza.
Percorreram todas as obras em andamento e regressaram no dia seguinte, àquela cidade.

Dia 08
Governador de Goiás – Em visita a Brasília, nesta data, esteve o Dr. José Ludovico de Almeida, governador de Goiás, que se hospedou no Brasília Palace Hotel.
Depois de uma visita rápida às obras, regressou no dia seguinte.

Dia 09
Presidente da República – Neste dia, para uma das suas habituais visitas de inspeção a Brasília, chegou às 13 horas, o Presidente Juscelino Kubitschek, a bordo de um dos “Viscount” da Presidência, sendo recebido no aeroporto pelo Dr. Israel Pinheiro e diretores da Novacap.

Acompanhavam-no, entre outras pessoas, os senhores Orlando Leite Ribeiro, embaixador do Peru, Cid Sampaio, governador eleito de Pernambuco, Júlio Soares, senador, Dix-Huit e Lullius Vereist, diretor presidente da Cia. Siderúrgica Belgo Mineira.

Prosseguindo no programa, inaugurou sucessivamente: 1 estrutura em alvenaria, no IAPI; 1 estrutura de obras de alvenaria e acabamento no IAPC; primeiro poço semi-artesiano de Brasília e 3 estruturas, obras de alvenaria e acabamento, no IAPB.

Saudando o Presidente da República respondeu em belo discurso em que mais uma vez historiou a gestação da idéia de Brasília e o desenvolvimento posterior da fase de execução, reafirmando que nenhuma força seria capaz de impedir a transferência do Governo na data marcada pelo Congresso, embora a resistência impatriótica de alguns brasileiros de visão unilateral.

Às 19 horas, em Palácio, com o salão da Biblioteca completamente repleto, o Presidente Israel Pinheiro proferiu uma palestra sobre Brasília, ilustrada com projeção de “slides” e explicações de Oscar Niemeyer.


Foto: Arquivo Público do DF

 

Dia 12
Pernambuco / Ceará – No dia 12 de novembro de 1958, quarta-feira, partiu de Brasília o primeiro ônibus para transporte de passageiros, com destino a Pernambuco.

O itinerário inicial se fará por Patos de Minas, Pirapora, Montes Claros, Conquista, Jequié, etc, até o ponto de destino: Caruaru.

No dia 20 de novembro de 1958, partiu o primeiro ônibus de passageiros com destino a Teresina, capital do Piauí.

Nesse mesmo dia, também seguiu o primeiro caminhão levando passageiros para Fortaleza, capital do Ceará.

Os veículos pertencem à empresa Auto-Viação Princesa do Nordeste. Embora ainda não se trate de linhas regulares, com viagens em dias e horários pré-estabelecidos, o acontecimento é de grande significação, pois vem demonstrar, com um ano e meio de precedência sobre a transferência do Governo Federal para o Planalto Central, que Brasília já se pode considerar como efetivamente ligada, através de rodovias transitáveis, com todo o nordeste do país.

Dia 13
Prefeito de Baton Rouge – No dia 13, para uma visita a Brasília, chegaram o senhor John Christian, prefeito de Baton Rouge (Lousiana – EUA) e a senhora Richard W. Freeman, de Montine.

Em companhia do arquiteto Oscar Niemeyer e do Dr. Carlos Alberto Quadros, visitaram as obras em andamento e regressaram no mesmo dia.

Dia 15
Prefeitos e Vereadores – No dia 15, em avião especial, vinda de Bauru (SP), chegou para uma visita a Brasília, uma caravana de 27 pessoas, entre prefeitos e vereadores da zona noroeste de São Paulo, chefiada pelo senhor Antonio Bartoni. Hospedaram-se no Brasília Palace Hotel, visitaram as obras e regressaram no dia 16.

Dias 18 e 19
Congresso Inter-Americano – Nos dias 18 e 19, 105 membros do Congresso Municipalista Inter-Americano que acabava de se reunir no Rio de Janeiro, a convite do Presidente da República, visitaram Brasília, sendo recebidos no aeroporto pelo Diretor Íris Meinberg e vários funcionários da Novacap.

Dia 24
Ministro do Canadá – Neste dia, convidado pelo Presidente da República, chegou às 10 horas, pelo “Viscount” presidencial, para uma visita a Brasília, o Sr. Smith, ministro do Exterior do Canadá, que foi recebido pelo presidente da Novacap, Israel Pinheiro, e percorreu as obras em andamento.

Dias 26 e 27
Dirigentes Sindicais – Nos dias 26 e 27, Brasília recebeu a visita de dirigentes sindicais, convidados pelo Presidente da República.

Acompanhados pelo Dr. Carlos Alberto Quadros, visitaram as obras em andamento, almoçaram no Brasília Palace Hotel e regressaram no mesmo dia.

Fonte: Revista “Brasilia”, da Novacap, novembro de 1958, número 23.

 


Trackback do seu site.

Deixe um comentário


Leia também:

A passagem de Tom Jobim e Vinícius de Moraes pelo Catetinho

O texto de Antônio Carlos Jobim Setembro, sertão no estio. Frio seco. Altitude aproximada: 1.200 metros. Ar transparente, céu azul profundo, primavera e pássaros se namorando. Campos gerais, chapadões dos gerais. Cerrado e estirões de mata à beira dos rios.…

Alvorada de Espelhos

Alvorada de Espelhos Por Clemente Luz O imenso louva-a-deus traçado no papel, antes promessa da presença da cidade, já tem forma e base sólida no chão do planalto. No local mesmo onde a visão do profeta viu “que se formava…

Bernardo Sayão

Da morte emerges, Bernardo Sayão, e com que pureza! Assim te revemos, os que nunca te vimos, e não há em nós nenhuma surpresa. Assim te revemos, sertanejo tranqüilo, no retrato que te faz surgir num descampado, o olhar firme, …