Linha do Tempo

Brasília, 22 de março de 1960

Programa da Mudança – O Presidente Juscelino Kubitschek envia mensagem ao Congresso Nacional acompanhada de projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir, pelo Ministério da Justiça, o crédito de 150 milhões de cruzeiros para atender a despesas de qualquer natureza, inclusive de material e pessoal, decorrentes da execução do programa organizado pela Comissão de Planejamento e Execução das Solenidades de Instalação do Governo Federal na Nova Capital do País.

Televisão – O Presidente Juscelino Kubitschek assina decreto de outorga de concessão à Rádio Rio Limitada para estabelecer, a titulo precário, na cidade de Brasília, sem direito de exclusividade, uma estação de radiotelevisão.

Trackback do seu site.

Deixe um comentário

Brasília, 21 de março de 1960

Imprensa Nacional – Com a presença do Presidente Juscelino Kubitschek, realiza-se em Brasília a primeira experiência da rotativa Marinoni do Departamento de Imprensa Nacional, em sua nova sede. O Diário Oficial é impresso com a data de hoje, o nome da cidade e a primeira página somente com o registro do fato. Mais de mil pessoas, entre elas a maioria dos operários que constroem o grande prédio desta repartição federal, jornalistas, deputados e o Vice-governador Porfírio da Paz, estavam presentes a esta inauguração. O prédio da Imprensa Nacional, segundo informações do seu Diretor Geral, sr. Brito Pereira, terá duzentos metros de frente, tendo área total de quarenta mil metros quadrados. Mais duas máquinas de grande porte já se acham na nova capital para serem montadas até 21 de abril próximo vindouro. “Até lá, explica o Sr. Brito Pereira, teremos todos os meios para editar o Diário Oficial e o Diário do Congresso”. Foi grande o número de pessoas que conseguiu um exemplar do primeiro Diário Oficial saído da ‘Marinoni’, tendo a maioria solicitado ao Presidente Juscelino Kubitschek que o autografasse. Inaugurações – Partindo, de helicóptero, do local da sede da Imprensa Nacional, o Presidente Juscelino Kubitschek se dirige aos conjuntos residenciais das diversas autarquias, inaugurando vários prédios dos mesmos. Entre os setores visitados estão os do IPASE, IAPI, IAPETC, IAPB E CAPFESP, onde o Presidente é recebido pelos Presidentes das autarquias. A maioria hoje terminada, que tem dois quartos e sala, com quarto de empregada, está situada em prédios de seis pavimentos, com dois elevadores. Nas proximidades dos mesmos, já estão funcionando confeitarias, farmácias e lojas de artigos variados, em edificações que obedecem aos projetos e especificações da Novacap.

Foto: Arquivo Público do DF

Comunicações – O Presidente Juscelino Kubitschek, pelo Decreto no. 47.953, desta data, atribui à Novacap a construção, manutenção e operação dos serviços de comunicações radiotelegráficas entre Brasília e várias cidades.

Conselho de Saúde em Brasília – Pelo Decreto número 47.952, desta data, o Presidente Juscelino Kubitschek institui o Conselho de Saúde em Brasília.

Brasília, 23 de março de 1960

Calendário da Mudança – No salão de exposições do Ministério da Educação e Cultura, no Rio de Janeiro, o Diretor Geral do DASP presta à imprensa informações sobre as providências tomadas na reunião do Grupo de Trabalho de Brasília sobre a próxima mudança da Capital. A mudança obedecerá a um calendário já aprovado e que prevê, não só na parte funcional, bem como na material, a transferência do mínimo considerado essencial ao funcionamento dos 3 Poderes na nova Capital, tendo sido estudado, em todos os seus detalhes, o plano de necessidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. No próximo dia 25, partirá o primeiro comboio para Brasília, que transportará cerca de mil volumes com materiais de natureza imprescindível ao funcionamento normal dos serviços que serão instalados na nova capital. Estão sendo ultimados os trabalhos para inauguração, no próximo dia 21 de abril, de um restaurante com capacidade para 500 pessoas, e que funcionará sob a administração direta do Grupo de Trabalho de Brasília. Disporá de acomodações amplas, instalações higiênicas as mais modernas, além de pessoal habilitado para copa, cosinha e salão. Refeições sadias serão fornecidas a preços populares, sem imediata visão de lucros. Divulga-se ainda que, na reunião do Grupo de Trabalho, ficaram assentadas as questões relacionadas com a montagem dos Postos de Controle de Trânsito na rodovia Belo Horizonte-Brasília. Os referidos Postos ficarão situados ao longo da estrada. Localizados nos seguintes pontos: P.C.T. 1 (Posto de Controle de Trânsito) – Paraibuna, Km 160 – limites Estado do Rio-Minas Gerais; P.C.T. 3 – Três Marias – Km 761 – Estado de Minas Gerais; P.C.T. 4 – João Pinheiro – Km 892 – Estado de Minas Gerais; P.C.T.5 – Paracatu – Km 998 – Estado de Minas Gerais e P.C.T. – Cristalina – Km 1.096 – Estado de Goiás. O Posto inicial de Controle está localizado na Avenida Brasil 380, ficando o Posto terminal instalado no Depósito do Parque de Material, em Brasília, subordinado ao Grupo de Recepção de Mudança. O Controle de Trânsito tem por finalidade a coordenação e fiscalização do movimento de viaturas utilizadas na mudança de equipamentos das repartições e bagagens dos servidores para Brasília tendo em mira a perfeita execução da mudança.  

Para atender às necessidades dos três poderes e da população que está para chegar, é preciso mais do que muita mão de obra, também demanda-se grande quantidade de material. Por isso, parte nessa data o primeiro trem para Brasília que transportará cerca de mil volumes com materiais imprescindíveis ao funcionamento normal dos serviços na nova capital. A imagem retrata madeiras usadas na construção entre  1956 e 1960 (Foto: Arquivo Público do DF)