Linha do Tempo

Brasília, 21 de março de 1960

Imprensa Nacional – Com a presença do Presidente Juscelino Kubitschek, realiza-se em Brasília a primeira experiência da rotativa Marinoni do Departamento de Imprensa Nacional, em sua nova sede. O Diário Oficial é impresso com a data de hoje, o nome da cidade e a primeira página somente com o registro do fato. Mais de mil pessoas, entre elas a maioria dos operários que constroem o grande prédio desta repartição federal, jornalistas, deputados e o Vice-governador Porfírio da Paz, estavam presentes a esta inauguração. O prédio da Imprensa Nacional, segundo informações do seu Diretor Geral, sr. Brito Pereira, terá duzentos metros de frente, tendo área total de quarenta mil metros quadrados. Mais duas máquinas de grande porte já se acham na nova capital para serem montadas até 21 de abril próximo vindouro.
“Até lá, explica o Sr. Brito Pereira, teremos todos os meios para editar o Diário Oficial e o Diário do Congresso”.
Foi grande o número de pessoas que conseguiu um exemplar do primeiro Diário Oficial saído da ‘Marinoni’, tendo a maioria solicitado ao Presidente Juscelino Kubitschek que o autografasse.

Inaugurações – Partindo, de helicóptero, do local da sede da Imprensa Nacional, o Presidente Juscelino Kubitschek se dirige aos conjuntos residenciais das diversas autarquias, inaugurando vários prédios dos mesmos. Entre os setores visitados estão os do IPASE, IAPI, IAPETC, IAPB E CAPFESP, onde o Presidente é recebido pelos Presidentes das autarquias. A maioria hoje terminada, que tem dois quartos e sala, com quarto de empregada, está situada em prédios de seis pavimentos, com dois elevadores. Nas proximidades dos mesmos, já estão funcionando confeitarias, farmácias e lojas de artigos variados, em edificações que obedecem aos projetos e especificações da Novacap.


Foto: Arquivo Público do DF

Comunicações – O Presidente Juscelino Kubitschek, pelo Decreto no. 47.953, desta data, atribui à Novacap a construção, manutenção e operação dos serviços de comunicações radiotelegráficas entre Brasília e várias cidades.

Conselho de Saúde em Brasília – Pelo Decreto número 47.952, desta data, o Presidente Juscelino Kubitschek institui o Conselho de Saúde em Brasília.

Trackback do seu site.

Deixe um comentário

Brasília, 20 de março de 1960

Banco do Desenvolvimento do Oeste – O Almirante Lúcio Meira, Presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico, declara em Brasília que o estabelecimento que dirige participará, como acionista, do Banco do Desenvolvimento do Oeste, cujo projeto de criação acaba de ser aprovado pelo Presidente Juscelino Kubitschek. Bacia Paraná-Uruguai – Em Brasília, no anfiteatro do Palácio da Alvorada, o Presidente Juscelino Kubitschek participa dos trabalhos da reunião de encerramento da Conferência dos Estados da bacia dos rios Paraná-Uruguai, proferindo discurso em que assinala a importância de Brasília para os problemas sociais e econômicos daquela região brasileira. Entrevista presidencial – Em Brasília, o Presidente Juscelino Kubitschek concede aos jornalistas uma entrevista coletiva, em que afirma que, após terminar seu mandato, passará a dedicar-se às atividades agropecuárias no Planalto Central. Outros tópicos: a)      a rodovia Brasília-Acre será a última ‘grande meta’ do Governo e talvez possa ser inaugurada em 10 de dezembro de 1960; b)      a mudança do Governo para Brasília é ‘questão certa e será a 21 de abril’; c)      Brasília estará totalmente paga até o fim de 1960, graças a colocação à venda dos lotes da chamada Zona Norte do Plano Piloto; d)      a 21 de abril deverão vir a Brasília mais de cem mil brasileiros; e)      para as festas de 21 de abril, não haverá convite a Chefes de Estados estrangeiros; confirma-se apenas a vinda do Legado Papal, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira; f)        no momento da Missa Solene, o Papa João XXIII deverá dar sua benção à cidade e ao povo brasileiro.  

O presidente JK empenha-se no sucesso de seu investimento e declara à imprensa que planeja trabalhar até mesmo após o término do mandato em prol do desenvolvimento do planalto central, por meio de atividades agropecuárias. Acima, o Catetinho, residência presidencial provisória durante o período de construção da cidade (Foto: Arquivo Público do DF)

Brasília, 22 de março de 1960

Programa da Mudança – O Presidente Juscelino Kubitschek envia mensagem ao Congresso Nacional acompanhada de projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir, pelo Ministério da Justiça, o crédito de 150 milhões de cruzeiros para atender a despesas de qualquer natureza, inclusive de material e pessoal, decorrentes da execução do programa organizado pela Comissão de Planejamento e Execução das Solenidades de Instalação do Governo Federal na Nova Capital do País. Televisão – O Presidente Juscelino Kubitschek assina decreto de outorga de concessão à Rádio Rio Limitada para estabelecer, a titulo precário, na cidade de Brasília, sem direito de exclusividade, uma estação de radiotelevisão.