Linha do Tempo

Brasília, 16 de janeiro de 1960

Caravana de Integração Nacional – Os jornais comentam a organização da Caravana de Integração Nacional constituída de quatro colunas procedentes dos quatro pontos cardeais do território nacional, formada por automóveis e caminhões fabricados no Brasil, onde a receberá o Presidente Juscelino Kubitschek, acompanhado de todo o Ministério no dia 2 de fevereiro.

Selos comemorativos – No empossamento da Comissão Filatélica, o Ministro da Viação declara que a primeira tarefa da nova entidade será a emissão dos selos referentes à inauguração de Brasília, a serem lançados em 21 de abril.

Trackback do seu site.

Deixe um comentário

Brasília, 15 de janeiro de 1960

Fundação Casa Popular – A imprensa divulga que se encontram em andamento as obras de construção, pela Fundação da Casa Popular, de mais de um conjunto residencial em Brasília, constituído de 180 apartamentos de sala, três quartos e demais dependências. Trata-se da quarta etapa de obras da Fundação Casa Popular na futura Capital, pois as etapas anteriores consistiram na construção de um conjunto de 500 casas, já habitadas há quase um ano e meio, e de um grupo de 840 apartamentos (28 blocos de três pavimentos), inaugurado em dezembro último pelo Presidente Juscelino Kubitschek. Com o novo núcleo, ascenderá a 1.520 moradias o total de edificações da Fundação da Casa Popular em Brasília. Represa do Paranoá – O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro entrega à Novacap as primeiras seções das comportas para a represa do rio Paranoá, em Brasília. O Arsenal construiu as comportas e agora as está enviando, por seções, para remontagem no local da instalação definitiva. Esse serviço será executado sob a supervisão de engenheiros navais pertencentes aos quadros do Arsenal. Ainda para Brasília, o Arsenal ultima, em sua Divisão Técnica, os planos para uma embarcação destinada a navegar no lago que está sendo formado pelo represamento das águas do rio Paranoá.

Brasília, 18 de janeiro de 1960

Solenidades de instalação – O presidente Juscelino Kubitschek assina decreto, designando componentes da Comissão de Planejamento e Execução das Solenidades da Instalação do Governo na Nova Capital da República – representante do Senado Federal, Evandro Mendes Viana; representante da Câmara dos Deputados, Luiz Guimarães; representante do Ministério da Viação, Ministro Henrique Rodrigues Vale; representante do Ministério da Guerra, Coronel Carlos Luiz Guedes; e, representante do Ministério da Marinha, Capitão de Fragata Alfredo Álvaro Canongia Barbosa. A coordenação geral dos trabalhos caberá ao Senhor Oswaldo Penido, Sub-chefe da Casa Civil da Presidência da República. Rodovia Belo Horizonte-Brasília – O Ministério da Viação divulga que já estão concluídos 99,3% dos serviços de terraplenagem da rodovia Belo Horizonte-Brasília, da extensão total de 568 km. Outros dados sobre serviços concluídos: 92% da sub-base, 80,1% da base, 67,4% da pavimentação, 35 obras de arte (100%). As obras de arte da Belo Horizonte-Brasília, em números de 35, medem um comprimento total de 3.177 m. De terraplenagem há, concluídos, 564,3 km, 522,7 de sub-base, 445 km de base e 383,1 km de pavimentação.